"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará"
Salmo 1:3    
     Tive a oportunidade de, quando criança, ter um contato direto com o campo. Praticamente todos os finais de semana eu passava em uma pequena propriedade rural da minha família, era uma festa! Correr na grama, alimentar os animais e o melhor de tudo: comer fruta direto do pé. Pés de manga, tamarindo, jabuticaba, pêssego, abiu, pitanga... Ah! Que saudade!
     Mas acontecia algo que me aborrecia muito em alguns destes finais de semana. Como de costume, chegava correndo e deixando o chinelo pelo caminho e começava a escalada no pé de manga, chegando ao meio da copa daquelas árvores vinha a decepção: nada de manga. Descia daquela árvore bem desapontado. Por mais que eu não entendesse, minha mãe sempre usava as mesmas palavras: “Não é época de manga”.
     Começo esse devocional com essa pequena história pessoal pra dizer que foi difícil entender o que esse negócio de “época” significava. Grande era a minha indignação naquela época: “Como assim não é época? Isso é um pé de manga, está aqui pra isso: dar manga!”.
     Muitas vezes na caminhada cristã temos essa postura, julgamos os mais novos na fé por não terem um comportamento santo. Cobramos postura de maturidade de nossas crianças na fé, é assim que nasce o comportamento religioso dentro da igreja, os novos começam a tomar atitudes “santas” não por entender a necessidade, mas porque são cobrada, isso gera atitudes sem fundamento, puramente por aparência.
     É natural (não digo que seja certo) que os mais novos cometam erros, que ainda tenham atitudes carnais, isso faz parte do crescimento espiritual. Cabe a nós instruí-los pela palavra, entendendo que essa é uma mudança gradativa e que leva certo tempo para acontecer.  Quem já experimentou frutos diretos do pé vai concordar comigo que eles são muito mais gostosos e suculentos do que aquele que são madurados à força nesses sacolões e quitandas por aí.
     Paulo diz em I Coríntios 13:11: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”. Paulo entendia que é perfeitamente normal agir como criança quando se é uma criança, mas ele termina dizendo: “MAS quando me tornei homem ACABEI com as coisas de menino”.
     O segundo ponto que quero destacar é que chega uma hora na vida cristã que já não se pode mais ter atitudes infantis (espiritualmente falando), Deus espera que cresçamos na “graça e no conhecimento de Deus”, e que deixemos de ser crentes carnais para nos tornarmos crentes espirituais. O apóstolo Paulo começa essa mesma carta a Coríntios dizendo: “E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo” (I Coríntios 3:1).
     Os historiadores afirmam que carta que conhecemos como primeira aos Coríntios é na realidade a segunda, porém aquela que seria a primeira nunca fora encontrada, isso por vários apontamentos que Paulo faz nesta carta como se já houvesse instruído de antemão sobre alguns assuntos. Notamos a tristeza de Paulo ao dizer que tinha vontade de falar para os “crentes” de Coríntios como que à pessoas espirituais, mas que ainda tinha que falar-lhes como à carnais.
     Note que a expressão carnal não esta se referindo aos de fora, aos do mundo, não! Aqui o apóstolo esta falando com a Igreja de Corinto, e os chama de carnais. Os crentes carnais são aqueles que receberam a Cristo, mas que não cresceram espiritualmente ainda são meninos em cristo, ainda são imaturos. Como é triste ver que a igreja esta cheia de crentes carnais, que estão há anos em nosso meio, mas que nunca cresceram espiritualmente.
     Crescimento espiritual depende de cada um de nós, por mais que Deus queira que cresçamos, essa é uma atitude que não depende dEle e sim de nós. Não adianta orar pedindo crescimento espiritual, pois crescimento só acontece à luz da palavra, quando renovamos nossa mente com a palavra de Deus (Romanos 12:2). Busque crescer em Deus, busque aprender mais da palavra dEle, leia a bíblia, leia livros, busque orientação de pessoas mais maduras na fé que você, questione, investigue, julgue as palavras que você ouve antes de aceitar, faça cursos bíblicos e acima de tudo, peça que o Espírito Santo te guie a toda a verdade. Essas são algumas ferramentas que vão promover crescimento espiritual na sua vida.
     Se você é um novo na fé, saiba que o Senhor entende suas limitações, cresça com qualidade, não se apresse em querer ser perfeito da noite para o dia, isso leva tempo e esse tempo Deus quer passar te ensinado a crescer, busque pessoas mais experientes para te encorajar e te instruir no caminho certo.
     Se você é mais velho na fé e ainda não cresceu, não é tarde para fazê-lo, pare de depender dos outros, pare de se alimentar apenas com as mensagens dos cultos, pare de depender de todo mundo para orar por você, cresça! Seja alguém que vai apoiar os novos na fé, e dê os frutos que Deus espera de você. Saiba que você não está sozinho, Ele está conosco todos os dias (Mateus 28:20), não ande sozinho! Busque pessoas que vão contribuir para sua maturidade, ninguém vive bem sozinho, ajude outras pessoas e seja ajudado, é bom congregar, pois na comunidade dos santos nos tornamos cada vez mais maduros.

Extraído do Site do CTMDT







Quão grande é o Senhor...Maior que o Medo, maior que a dor, maior que as circunstâncias!!! 
Não importa por qual situação você está passando lembre-se que Ele é maior 
Grande é o Senhor! Só pra ter uma ideia a terra é estrado dos seus pés
Ele é o Deus todo-poderoso!
O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso? Atos 7.49
 Porque aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra, a ao que bate, se abre. Mat 7.8
Santificai-vos porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós. Josué 3.5









Recentemente começei a estudar o livro de I Coríntios e na transição do Capítulo um para o dois chamou-me atenção o que compartilharei com vocês agora!


A Fé é louca! (algo que eu estou vivendo)
Mais ou menos assim
Esperar um trem em um ponto de ônibus sem ao menos existirem os trilhos! mas Ele é fiel e se Ele falou que vai fazer, Ele fará!
I Coríntios Cap.1 e Vers 18 De Fato, a mensagem da morte de Cristo na Cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.
Adquirimos essa "mensagem da morte de Cristo" pela Fé
Mais a frente um pouco a frente lemos que Cristo é o Poder de Deus e a Sabedoria de Deus
no versículo 27e 28 mais precisamente aprendemos que Se a fé é louca, ela confunde os sábios! 
"Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, Ele escolheu o que o mundo acha fraco. Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor"
E no Capítulo 2 e Verso 5 vemos que a fé que vocês tem não se baseia na sabedoria humana, mas no poder de Deus


Que em nome de Jesus possamos ser guiados pelo Espírito Santo a um relacionamento íntimo e sincero com o Pai!
Que possamos "enlouquecer" (a fé seja consolidada em nossas vidas)
Dê passos de fé  a fé é louca e não depende do que sentimos ou vemos
Fé é Atitude


"Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas de o primeiro passo." Martin Luther King


A Fé Ri das impossibilidades

Melquisedeque Souza







Conta-se que um farmacêutico se dizia ateu e vangloriava-se de seu ateísmo. Deus, com certeza, deveria ser uma quimera, uma dessas fantasias para enganar a pessoas incautas e menos letradas. 
Talvez alguns mais desesperados que necessitassem de consolo e esperança. 

Um dia, no quase crepúsculo, uma garotinha adentrou sua farmácia. Era loira, de tranças e trazia um semblante preocupado. Estendeu uma receita médica e pediu que a preparasse.

O farmacêutico, embora ateu, era homem sensível e emocionou-se ao verificar o sofrimento daquela pequena, que, enquanto ele se dispunha a preparar a fórmula, assim se expressava: 
Prepare logo, moço, o médico disse que minha mãe precisa com urgência dessa medicação. 

Com habilidade, pois era muito bom em seu ofício, o farmacêutico preparou a fórmula, recebeu o pagamento e entregou o embrulho para a menina, que saiu apressada, quase a correr.

Retornou o profissional para as suas prateleiras e preparou-se para recolocar nos seus lugares os vidros dos quais retirara os ingredientes para aviar a receita.

É quando se dá conta, estarrecido, que cometera um terrível engano. Em vez de usar uma certa substância medicamentosa, usara a dosagem de um violento veneno, capaz de causar a morte a qualquer pessoa. 

As pernas bambearam. O coração bateu descompassado. Foi até a rua e olhou. Nem sinal da pequena. Onde procurá-la? O que fazer? 
De repente, como se fosse tomado de uma força misteriosa, o farmacêutico se indaga: 
E se Deus existir...? 

Coloca a mão na fronte e em desespero clama: 
- Deus, se existes, me perdoa. Faze com que aconteça alguma coisa, qualquer coisa para que ninguém beba daquela droga que preparei. 
Salva-me, Deus, de cometer um assassinato involuntário. 

Ainda se encontrava em oração, quando alguém aciona a campainha do balcão. Pálido, preocupado, ele vai atender. 
Era a menina das tranças douradas, com os olhos cheios de lágrimas e uns cacos de vidro na mão. 

- Moço, pode preparar de novo, por favor? Tropecei, cai e derrubei o vidro. Perdi todo o remédio. Pode fazer de novo, pode? 

O farmacêutico se reanima. Prepara novamente a fórmula, com todo cuidado e a entrega, dizendo que não custa nada. Ainda formula votos de saúde para a mãe da garota. 

Desse dia em diante, o farmacêutico reformulou suas idéias. Decidiu ler e estudar a respeito do que dizia não crer e brincava. 
Porque embora a sua descrença, Deus que é Pai , atendeu a sua oração e lhe estendeu a Sua misericórdia.
É muito bom saber que, desde sempre, antes mesmo que o conhecêssemos, Deus já cuidava de nós e sempre quis nos mostrar que para obter-mos esta filiação e a Vida Eterna , seria somente através de JESUS CRISTO , Seu Filho , O Messias , que morreu por nós e venceu a tudo e a todos para que por amor a todos nós fossemos perdoados de nossos pecados e salvos , para estarmos com Ele na 
Eternidade .
Lembre-se disto sempre que  : 
Deus Pai , Deus Filho , Deus Espírito Santo  estão próximos para ouvir a sua voz , mas se voce for filho , Eles estarão sempre ao seu lado.
E Como Fazer para ser filho de Deus
Aceite Jesus Como o seu Senhor e Salvador!





Um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e de molhar
somente o dedão do pé antes e qualquer mergulho. Alguém
intrigado com aquele
comportamento, lhe perguntou qual a razão daquele hábito. 

O nadador sorriu e respondeu: Há alguns anos eu era um professor de natação. 
Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim.
Certa noite, eu não conseguia dormir, e fui até a piscina 
para nadar um pouco.
Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro
do clube. Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na
parede da frente.
Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica
cruz.  Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem.  Nesse momento pensei
na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um 
cristão, 
mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido na cruz 
para nos
salvar pelo seu precioso sangue.
 Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram a
mente e
me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte
de Jesus.Não sei
quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos. 
Finalmente desci do
trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. 
Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do 
fundo da
piscina. 
 Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido. 
Tremi todo, e senti um calafrio na espinha. 
Se eu tivesse saltado seria meu último salto. Naquela noite 
a imagem
da cruz na parede salvou a minha vida.Fiquei tão agradecido 
a Deus, que 
ajoelhei na beira da piscina, confessei os meus pecados e me 
entreguei
a Ele, consciente de que foi exatamente em uma cruz que 
Jesus morreu
para me salvar.Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me
esquecer,
sempre que vou até piscina molho o dedão do pé antes. Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta 
querermos apressar, ou retardar as coisas, pois, tudo acontecerá no seu devido tempo e esse tempo é o tempo
Dele e não o nosso...





Leitura: Efésios 5:1-7
Meditação: Provérbios 23:12

Você se lembra quando os telefones eram usados somente para fazer ligações? Com a chegada do telefone inteligente, o que antes era usado para falar com alguém, agora tornou-se um banco de dados. Ao adicionar aplicativos(programas de computador) ao seu celular, você pode ler notícias de esportes, jogar, planejar viagens, encontrar um apartamento ou qualquer coisa dentro dos mais de 100 mil outros serviços disponíveis com um aplicativo.
É muito surpreendente, porem os aplicativos para telefones não se comparam aos oferecidos pelas 
Escrituras.




As aplicações da Bíblia são notas diretas de Deus para nos ensinar a utilizar as verdades da sua palavra em todas as áreas de nossa vida.
Considere Filipenses 2, por exemplo: o aplicativo de unidade (Filipenses 2:2), o da humildade(2:3), o da murmuração (2:14), o de brilhar como luzes (2:15). Veja também as instruções de Efésios 5: de imitar Deus (5:1), andar em amor (5:2), pureza (5:3), e da língua(5:4); E o livro de Provérbios? Está cheio de instruções.
Você não precisa esperar que alguém lhe ofereça isso na internet, apenas abrir a Bíblia e ver as centenas de maneiras de aplicação das Escrituras em sua vida. Você tem dúvidas sobre a vida cristã? Examine a Bíblia. As respostas estão lá, aguardando para serem descobertas – JDB
A Bíblia tem tesouros de sabedoria para você- leia e aplique-os!
Extraído do devocional: Nosso Andar Diário

Ela deve ser entendida como um exemplo





A oração do Pai Nosso é uma oração que Jesus ensinou a Seus discípulos em Mateus 6:9-13 e Lucas 11:2-4.
Mateus 6:9-13 – “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”
Muitas pessoas erroneamente compreendem a oração do Pai Nosso como uma oração que devemos fazer palavra por palavra. Alguns tratam a oração do Pai Nosso quase como uma fórmula mágica, como se as palavras por si só tivessem algum poder específico ou influência sobre Deus.
A Bíblia nos ensina o oposto. Deus está muito mais interessado em nossos corações quando oramos do que em nossas palavras. Mateus 6:6 nos ensina: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mateus 6:7 continua e diz: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.” Na oração, devemos derramar nossos corações a Deus (Filipenses 4:6-7), e não simplesmente recitar a Deus palavras memorizadas.
Ao invés disto, a oração do Pai Nosso deve ser entendida como um exemplo, um padrão de como orar. A oração do Pai Nosso nos ensina a orar. Ela nos dá os “ingredientes” que devem fazer parte da oração. Eis aqui como se esmiúça: “Pai nosso, que estás nos céus” nos ensina a quem devemos dirigir nossas orações, ao Pai. “Santificado seja o Teu nome” nos diz para adorarmos a Deus, e louvá-lo por quem Ele é. A expressão “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” é um lembrete de que devemos orar pelo plano de Deus em nossas vidas e no mundo, não o nosso próprio plano. Devemos orar para que seja feita a vontade de Deus, não por nossos desejos. Somos encorajados a pedir a Deus pelas coisas que precisamos em “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”. “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” nos lembra que confessemos nossos pecados a Deus e nos desviemos deles – e também que perdoemos os outros assim como Deus já nos perdoou. A conclusão da oração do Pai Nosso: “E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal” é uma petição por socorro em alcançar a vitória sobre o pecado e um pedido por proteção contra os ataques do diabo.
Mais uma vez, a oração do Pai Nosso não é uma oração para memorizarmos e recitar a Deus. É apenas um exemplo de como devemos orar. Há algo de errado em memorizar a oração do Pai Nosso? Claro que não! Há algo errado em fazer a oração do Pai Nosso a Deus? Não, se o seu coração está nela e você verdadeiramente sente as palavras que diz. Lembre-se: em oração, Deus está muito mais interessado em nossa comunhão com Ele e na sinceridade de nossos corações do que em palavras específicas que possamos usar. Filipenses 4:6-7 declara: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”
Deus os abençoe. Paz!
Germano Luiz Ourique




Independente das circunstâncias, lembre-se: "Este é o dia que o Senhor fez regozijemo-nos e alegremo-nos nele", Salmos 118.24. Se o Senhor Planejou esse dia devemos agradecê-lo 



Te agradeço por me libertar e salvar
Por ter morrido em meu lugar
Te agradeço
Jesus, te agradeço
Eu te agradeço
Te agradeço

Com tudo Deus tem um propósito
Momentos felizes Louve a Deus
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus.

 Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Salmos 100:4