Hoje eu gostaria de compartilhar um texto que tem me edificado, retirado originalmente do estudio do corpo espero que seja uma ferramenta para edificação de cada um. Aqui vai!



A palavra de Deus muito frequentemente traz comparações praticas para que possa ser melhor entendida. Em João 15 (vale a pena ler todo o capitulo), vemos uma dessas comparações. Jesus como a videira, nós como ramos e Deus como lavrador. Quero destacar o versiculo 02:
"Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto." João 15:2
Este texto fala sobre o processo de PODA (limpar). Se você ainda não passou por este processo tenha a certeza que vai passar e por isso vale a pena entender o que significa. Medite comigo a respeito de algumas coisas:
DEFINIÇÕES DE PODA
Podar vem do latim "putare", que significa limpar, derramar.
Cândido de Figueiredo esclarece que podar eqüivale a "limpar ou cortar a rama ou braços inúteis das videiras, árvores, etc.".
Para Acerete a definição acadêmica de podar é "cortar os ramos superfluos de uma arvore para que frutifique com mais vigor.
A poda é a arte e a técnica de orientar e educar as plantas, de modo compatível com o fim que se tem em vista (Simão, 1998).
A utilização da poda, em fruticultura, tem por objetivo regularizar a produção e melhorar a qualidade dos frutos.
É a remoção metódica das partes de uma planta, com o objetivo de melhorá-la em algum aspecto de interesse do fruticultor.



OBJETIVOS DA PODA
Segundo Inglez de Souza, 1986, os sete objetivos principais da poda são:
1º- Modificar o vigor da planta;
2º- Produzir mais e melhor fruta;
3º- Manter a planta com um porte conveniente ao seu trato e manuseio;
4º- Modificar a tendência da planta em produzir mais ramos vegetativos que frutíferos ou vice-versa;
5º- Conduzir a planta a uma forma desejada;
6º- Suprimir ramos supérfluos, inconvenientes, doentes e mortos;
7º- Regular a alternância das safras, de modo a obter anualmente colheitas médias com regularidade.
Vagarosa mas continuamente, todas as plantas sofrem um processo de renovação natural. A poda, acelera este processo.

O processo de PODA na vida do cristão não é nem um pouco agradavel e também não é opcional, mas devemos lembrar que as ferramentas estão nas mãos de um lavrador (Deus) amoroso e sábio.

Tenha cuidado para não confundir poda com castigo. Deus, muitas vezes vai "cortar" coisas que não são ruins, pelo contrário, são produtivas. Mas isso acontece para que produzam mais. Ex: relacionamentos agradaveis, negocios que estão indo bem, boa saúde, ministério que parece estar fluindo. Podemos ficar confusos,mas quando entendemos o processo, devemos cooperar.

Como Deus nos poda? Através de problemas, pressões e pessoas. Deus pode usar qualquer coisa para nos tornar melhores.

Este processo de poda pode falhar? Sim. Se resistirmos, nos rebelarmos, nos queixarmos ou ficarmos ressentidos. A maneira de cooperar é louva-lo em todas as circunstancias (1 Ts 5:18) e tendo fé (hb 11:6). Deus sabe exatamente o que esta fazendo.

Aguarde e confie!
Pra Kátia Mello