No final de Romanos 8, há uma promessa grandiosa que memorizei
Romanos 8.38-39


 Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,nem altura nem profundidade, [e, para o caso de Paulo, esquecer alguma coisa...] nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.


Que consolo formidável há nessa promessa de Deus!
Recentemente, notei algo que antes me havia passado despercebido nesse texto. Você notou? Paulo escreve "nem o presente nem o futuro". o que está faltando?
O passado!
Paulo esqueceu de incluir isso.
Ou, quem sabe, não?
Deus trata o passado como  passado. Acabou
"... não me lembrarei mais dos seus pecados" (Jeremias 31.34). Deus não diz que o passado não vai nos separar do amor dele, simplesmente porque o passado já está morto! Não conta mais, ficou pra trás.
Satanás é o único que quer manter vivo e diante de mim o meu passado medonho.
E as vozes voltam, não é?
O acusador faz o que os acusadores sempre fazem: saem à cata do passado, dão-lhe uma nova roupagem, chamam o passado de presente e de futuro, espancam você até que não aguente mais, e depois o condenam ao inferno.
Quando satanás vier com seu passado, lembre a Ele do futuro dele, no lago de fogo debaixo da planta dos nossos pés!
Paulo escreve à igreja em Filipo: "...mas uma coisa faço..." (Filipenses 3.13). Este versículo não é vago. Uma coisa - não muitas coisas.
Que coisa exatamente, Paulo?
"...esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante..." (V.13). O Passado é passado
A Palavra de Deus nos afirma Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar de todo o pecado e se o teu coração te condena maior é Deus do que o teu coração!
O Sangue de Cristo liberta de todo o pecado
A Cruz do Calvário é o começo da nossa vitória
A Palavra de Deus é a nossa arma de guerra 
E o poder de Deus nos garante a vitória final
E assim se alguém está em Cristo nova Criatura é as coisas velhas ficaram para trás eis que tudo se fez Novo!